a luz dos homens

A Luz dos homens!

 Só quem já ficou sem luz sabe o que é desespero. Imagina ficar sem luz num dia importante, um dia que precisava da internet para trabalho ou qualquer outra coisa... "Doidiça"!! A gente se sente vazio, sem propósito, sem saber o que fazer em seguida. Reclama, diz "Só comigo essas palhaçadas". É até engraçado, parece que tiraram doce de uma criança. 
  Talvez seja esse o mesmo sentimento que o escritor do Salmo 119 quis passar quando disse no verso 105 que "Lampada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". Na época, sem luz, era impossível trilhar um caminho quando já se estava escuro. Pensa só, o escritor usa a palavra caminho no singular. Só tem um caminho a ser iluminado, e se ele precisa de luz, é porque sem a luz (a palavra)o caminho é um caminho de trevas, escuridão... 
 O escritor do evangelho de João também diz que os homens tem outra luz: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. (Jo 1.4-5). Jesus também é a Luz dos homens!
 A palavra é a luz para o caminho. Nas palavras de João, Jesus diz sobre si mesmo que "ele é o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14.6). Ele é a luz, Ele é o caminho, a palavra é a luz para o caminho! Após conhecê-Lo através da Luz da palavra, conheceremos então a Luz dos homens! O caminho!
 A única ferramenta que pode nos iluminar para chegar ao verdadeiro caminho (no singular) é a palavra que vai ser luz em meio as trevosas possibilidades de outras "estradinhas".